Regeneração Genética: Clones de uma das vacas ícones da raça Nelore

20/12/2015

Em 2013, durante a Expoinel realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba-MG, a Geneal entregou os clones da Betina. Este fato se reveste de importância maior por ser um exemplo de resgate/regeneração genética. Betina MJ do Sabiá, que dispensa apresentação, é um dos maiores ícones da raça nelore no Brasil, uma verdadeira reserva genética que muito pode continuar contribuindo com os atuais e futuros programas de seleção da raça.

A “Genética da Betina” foi adquirida em 2011, durante o Leilão de Liquidação da Agropecuária Palma, sendo que o pagamento ficou condicionado à entrega de dois clones, uma vez que ela apresentava infertilidade adquirida.

O lote foi um dos mais valorizados do leilão. E a “Genética da Betina” foi adquirida pelos criadores Antonio Paulo Abate, da Fazenda Santa Albertina, Clenon de Barros Loyola, da Fazenda Pau D’Arco e Paulo Golin – Grupo Golin.

A tecnologia de clonagem permite resgatar/regenerar esta genética e a sua disseminação nos rebanhos de seleção. O clone representa uma oportunidade para ampliar a progênie de acasalamentos já provados, mas fundamentalmente, avaliar com “novas” alternativas, ou seja, outros touros que não foram testados com a doadora na sua vida produtiva.

A preservação da variabilidade genética mediante o congelamento de células somáticas em botijões de nitrogênio líquido – seguro genético - e o desenvolvimento da tecnologia da clonagem são passos fundamentais neste novo cenário, e a Geneal está 100% comprometida com esta responsabilidade.

 
Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon