Pista da Expoinel tem quase 900 animais e clones na pista de julgamento

21/09/2016

O número de animais inscritos na Expoinel 2016 superou as expectativas da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), organizadora do evento. Ao todo, foram inscritos 868 animais entre Nelore e Nelore Mocho, consolidando a Expoinel mais uma vez como a maior feira da raça no País. “A superação da meta em um ano desafiador como este, demonstra a força e a vitalidade da raça Nelore. Parabenizo e agradeço todos os amigos criadores que responderam ao nosso chamado, inscrevendo seus animais na Expoinel”, declara Renato Barcellos, presidente da ACNB.

A exposição que começou na quinta-feira (15/09) segue até o dia 25 de setembro, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba/MG.

Os julgamentos que iniciaram no domingo transcorrem durante todo o dia e estão sendo acompanhados de perto por dezenas de criadores, técnicos, assessores pecuários e pessoas interessadas no segmento pecuário. Três animais em especial despertam a curiosidade do público.  Os clones produzidos pela Geneal entram em pista em igualdade de condições com os animais produzidos por método natural ou tecnologias artificiais mais populares como a TE e a FIV.  A bezerra Hariana TN do Paranã de 10 meses de idade e peso de 456 quilos, bem como a novilha maior Hariana III FIV EXA TN que tem 16 meses e pesa 672 quilos são cópias genéticas de uma filha do Basco da SM em vaca Jutava TE SL da SJ. O clone mais jovem da matriz Hariana III FIV EXA foi 3º prêmio no campeonato bezerra da Expo Rio Verde no mês de julho. Ambas pertencem ao plantel do Nelore Paranã, do selecionador Aguinaldo Gomes Ramos Filho, da Fazenda Santo Antônio, de Iaciara, GO.  

O terceiro animal é réplica do Astor FIV da Sabiá, grande campeão da Expoinel Minas de 2012. O clone Astor I TN da Sabiá tem 19 meses, pesa 926 quilos e concorre em categoria de Junior Maior com toda a genética do animal original que era filho do Innsbruck da Guadalupe na fêmea Beluga TE da Sabiá.

A Expoinel 2016, que fecha o ano-calendário de exposições da ACNB, é obrigatória para criadores e expositores que disputam os Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho. Os Grandes Campeonatos ocorrerão na manhã do dia 25 de setembro, quando será servido um coquetel aos presentes e serão entregues as premiações de: Melhor Expositor, Melhor Criador, Grande Campeã, Grande Campeão e seus respectivos Reservados, Nelore e Nelore Mocho. As premiações aos melhores da ExpoBrahman e ExpoGil, que ocorrem simultaneamente à Expoinel, também serão entregues nesta ocasião.

Veja também a agenda completa dos leilões desde o inicia da mostra.

19/09

21h – Leilão Virtual ACNB & Amigos – Estande Ourofino – Parque Fernando Costa

 

20/09

21h – Leilão Liquidação Nelore Kaká – 1ª etapa – Tatersal Rubico Carvalho

 

21/09

21h – Leilão NJOP Reprodutores – Tatersal Rubico Carvalho

 

22/09

9h – Shopping Monte Verde Expoinel 2016 – Fazenda Monte Verde

21h - Leilão Mata Velha Nova Importação – Fazenda Mata Velha

 

23/09

9h – Shopping Monte Verde Expoinel 2016 – Fazenda Monte Verde

12h – Leilão Prenhezes de Clones Geneal – Estande Geneal – Parque Fernando Costa

21h – Leilão Terras do Nelore – Tatersal Rubico Carvalho

 

24/09

9h – Shopping Monte Verde Expoinel 2016 – Fazenda Monte Verde

21h – 7º Leilão EAO, Guadalupe & Carthago Expoinel 2016 – Fazenda Reunidas Uberaba

Para a realização da Expoinel 2016, a ACNB conta com apoio da ABCZ, DSM-Tortuga, FertVitro, Geneal, Programa Leilões, Chevrolet, V-Max Virginiamicina, Santander, Ourofino Saúde Animal e Revista Nelore. Nesta edição, a exposição vai abrigar novamente a Expobrahman, realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e, ExpoGil, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL).  

Texto: Assessoria ACNB, adaptação Márcia Benevenuto 

Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon