Geneal realiza o primeiro clone de Brahman registrado no Brasil

20/12/2015
Em 2012 a Assosiação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) registrou o primeiro clone da raça Brahman no Brasil. 
A fêmea IMPE 1872 "Impinha" nome carinhoso que recebeu durante seus dois primeiros meses de vida. Muito parecida com a original a Miss Imperial 03, uma matriz que, por duas vezes, foi a Medalha de Ouro do Ranking Nacional e que, pelos filhos que teve e concorreram nas pistas, consagrando-a matriz vitalícia.
Seus proprietários, Luiz Carlos Monteiro, da Fazenda Imperial, e Wilson Roberto Rodrigues, da Agropecuária W2R procuraram a Geneal para fazer a clonagem, já que a Geneal já tinha vários clones de Nelore e Gir Leiteiro.
"Era necessário mantermos a genética dela. Uma vaca que produziu bem com diversos touros, machos e fêmeas de muita qualidade. Ela transfere beleza racial e exuberância de musculatura. Feminina, dona de uma trajetória nas pistas conhecida nacionalmente. Ela é fantástica como mãe e avó". Conta Monteiro.
"O clone de animais comprovadamente superiores abre muitas possibilidades. Com uma fêmea, pode se fazer acasalamentos com touros jovens que nunca seriam usados contemporaneamente com a original. É pegar uma genética melhoradora e usar em um animal consistente". Explica Dr. Rodolfo Rumpf, pesquisador e diretor da Geneal.
Impinha nasceu muito saudável e com ótimo desenvolvimento. Bonita racialmente, arqueada, de uma estrutura forte e bem feminina. Sem dúvida é a Miss Imperial 03 novamente. 
Apesar de ter sido o primeiro clone de Brahman registrado no Brasil, este não é o primeiro animal da raça produzido através da técnica de Transferência Nuclear, mais conhecida como clonagem. A Austrália foi o primeiro país a produzir um clone da raça.
 
Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon