14/04/2016
A clonagem representa sem dúvida um dos maiores avanços obtidos até hoje no campo da biotecnologia animal. Tem sido utilizada para criar cópias de animais de elevado mérito genético, tais como vacas e touros provados para a produção de leite e carne, tanto do ponto de vista da qualidade como da quantidade desses produtos.
Clones da excepcional Alice da Morumbí (LDCV 1165) são os primeiros da raça Guzerá entregues pela Geneal. “Os clones nasceram entre outubro e novembro de 2015 são bezerras muito bem conformadas, com racial bem evidenciado o que é destaque no padrão da raça Guzerá. São fortes, porém não perderam a delicadeza e feminilidade”, finaliza Gustavo Cunha Castanheira da Rocha, Analista Operacional da Geneal.
A Alice da Morumbí foi uma verdadeira matriarca da raça. Doadora Tetracampeã do Ranking Nacional. Um ícone que contribuiu de forma efetiva para a evolução e o melhoramento genético da raça Guzerá. Produziu muitos descendentes campeões em várias exposições nacionais, e o mais importante, com diferentes touros. Mais que saudades, ela deixa o legado de uma linhagem vencedora que continuará nas pistas e nas fazendas por meio de seus descendentes e agora, de seus clones. Os clones permitirão não só aumentar a base de indivíduos com os acasalamentos provados como avaliar a sua genética com novos reprodutores.
Quando Alice morreu, o seu material genético ficou armazenado no laboratório Geneal para uma regeneração futura através de transferência nuclear – clonagem. Infelizmente, o seu proprietário, Mario Ermírio de Moraes (Guzerá Suaçuí), veio a falecer. Diante da situação os familiares não continuaram com o criatório. Foi em 2009 que então surgiu à oportunidade para o Guzerá Makady, de propriedade do Mateus Ferraz, adquirir o material genético da Alice da Morumbí e investir no processo de clonagem.
“O que me deixou muito satisfeito foi à qualidade dos animais produzidos, outra foi à maneira na qual fui atendido. Sabemos que a transferência nuclear requer alta tecnologia e equipe qualificada e capacidade para execução, isso foi exatamente o que encontrei na Geneal. Os animais nascidos são de ótima aparência morfológica e com características saudáveis. Fizeram todos os exames necessários para terem certeza de que cada clone seria entregue em plena saúde e em condições de expressar todo o seu potencial. A garantia que a Geneal me deu foi um fato marcante para eu escolhê-la. Recomendo a todos”, finaliza Mateus Ferraz.
Alice da Morumbí (LDCV 1165)