Geneal contribui para a continuidade do processo evolutivo da raça Girolando

20/12/2015
Resgate genético de uma das principais matriarcas da raça coloca o Girolando na vanguarda da pecuária moderna.
 
Depois do sucesso de mais de 110 animais clonados, das raças Nelore, Gir Leiteiro e Brahman, a Geneal produziu o seu primeiro clone da raça Girolando.
Patativa Markowicz, do criador José Eurípedes da Silva, da Fazenda Uberaba, é uma das mais importantes doadoras Girolando da história, tendo conquistado os títulos de Bi-Grande Campeã Suprema Girolando ½, além de ser mãe da atual recordista mundial ¼, com produção superior a 70 kg de leite em torneio leiteiro. Patativa agora tem uma cópia genética idêntica e poderá seguir contribuindo com a evolução da raça.
De acordo com pesquisador e diretor da Geneal, Dr. Rodolfo Rumpf, todo o processo de clonagem da doadora foi realizado, com sucesso, em menos de um ano. 
"O resgate da genética é muito importante, assim como usar esta técnica para multiplicar os animais diferenciados da raça, permitindo testar novos acasalamentos para seleção e melhoramento da raça" completa Rumpf.
Para o pecuarista José Eurípides, o Girolando está iniciando esse trabalho de valorização das suas matriarcas da mesma forma que o Nelore e o Gir Leiteiro o fazem. "A clonagem possibilita aos criadores continuar atendendo a demanda do mercado por meio de uma genética comprovada", afirma.
A 1ª vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Magnólia Martins da Silva, afirma que "a clonagem da Patativa Markowicz demonstra a valorização da genética Girolando e a importância dessa tecnologia como ferramenta para garantir que animais desse porte possam continuar contribuindo com a evolução da raça".
 
Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon