Expoinel Minas: primeiro grande evento da raça Nelore do ano conta com novidades

06/02/2017

 

Além dos tradicionais julgamentos, a exposição mineira marcará o lançamento da nova modalidade de Julgamento a Campo

 

 

(Texto: Lu Villar - Assessoria de Imprensa da ACNB)

A Associação Mineira dos Criadores de Nelore está preparando mais uma grande edição da Expoinel Minas, que acontece entre os dias 13 e 19 de fevereiro, em Uberaba/MG. Na ocasião será realizada etapa obrigatória do Ranking Nacional Nelore para os criadores mineiros. A exposição conta com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A entrada dos animais, que participarão dos julgamentos na pista do Parque Fernando Costa, está prevista para começar no dia 06 de fevereiro. A Data-Base, Pesagem e Diagnóstico de Gestação estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

Os jurados que farão as avaliações dos animais na pista são: Otávio Batista O. Vilas Boas (Jurado Titular) e José Augusto da Silva Barros (Jurado Assistente).

A expectativa para o evento é de que seja um grande sucesso como nas edições anteriores. “Esperamos receber cerca de cem criadores de 10 estados brasileiros. Nossa expectativa é de manter a marca de anos anteriores, com aproximadamente 900 animais inscritos”, afirma Loy Rocha, gestor executivo da Nelore Minas.

A organização da Expoinel Minas está disponibilizando as argolas ao valor de R$320,00 por animal inscrito e o custo do alojamento de R$ 325,00 por funcionário.

A exposição conta com algumas novidades para os tratadores e apresentadores que participam desta edição. Os alojamentos foram transferidos para a área do pavilhão Multiuso com o objetivo de aproximar os profissionais dos espaços onde serão realizados os eventos, facilitando a lida com os animais e garantindo maior conforto.

Durante a exposição a Nelore Minas vai realizar a tradicional festa de confraternização dos tratadores com premiação e sorteios. “A data mais provável do nosso evento com os tratadores é dia 15 de fevereiro. Nós, da Nelore Minas, consideramos o trabalho dos tratadores e apresentadores fundamental para o sucesso de uma exposição dessa dimensão. São eles que mantém os pavilhões em ordem e que cuidam dos animais, as estrelas da festa, por isso merecem ser homenageados”, explica Rocha.

JULGAMENTO A CAMPO

Durante a Expoinel Minas 2017 acontece, pela primeira vez o Julgamento a Campo, promovido pela ACNB. A nova modalidade é uma ferramenta de avaliação visual de animais Nelore e Nelore Mocho geneticamente superiores mantidos em condições de criação a campo, sendo que poderão participar machos PO e fêmeas PO ou LA que se enquadrem na tabela de pesos máximos, classificados entre os TOP 40% em qualquer programa de melhoramento genético.

Haverá campeonatos de bezerros e bezerras (de 07 a 10 meses), Sobreanos (de 10 a 13 meses), garrotes e novilhas (de 13 a 18 meses), touros jovens e fêmeas jovens (de 18 a 24 meses) e progênies de pai (de 07 a 24 meses).

Segundo o gerente técnico da ACNB, Marcos Pertegato, os animais serão julgados individualmente, colocados lado a lado em currais, para melhor avaliação. “Serão atribuídas notas de 01 a 05 para itens como Carcaça: conformação e musculatura; Funcionalidade: aprumo, precocidade sexual e sexualidade, e caracterização racial”, explica Pertegato.

Inscrições para a Expoinel Minas

nelore@neloreminas.org.br / lrseventos@hotmail.com

(31) 99128 4868 / 3286 5347 - Loy

(31) 98404 0796 / (17) 98148 9610 – Robertinho

 

Inscrições para o Julgamento a Campo

Marcos Pertegato: (34) 3336 3160 / (11) 98954 7286

Marcos.pertegato@nelore.org.br

Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon