EUA aprova salmão transgênico para consumo humano

09/12/2015

Peixe cresce duas vezes mais rápido do que o convencional, colaborando para o meio ambiente e para a produção de alimentos de forma sustentável

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, aprovou na última quinta-feira (19/11) o salmão transgênico. O animal foi geneticamente modificado (GM) para crescer duas vezes mais rápido do que um peixe convencional. Este será o primeiro animal GM aprovado para consumo humano nos Estados Unidos.

O peixe transgênico recebeu um gene de uma outra espécie de salmão. Essa modificação confere ao animal potencial para crescer durante todo o ano, não somente durante duas estações como as espécies não GM. Dessa maneira, pode chegar ao tamanho comercial em aproximadamente 18 meses, ao invés de 30. Em todos os outros aspectos, a exemplo de gosto, o novo peixe é exatamente igual ao comum.

"Sem dúvida este é um importante marco para a produção de alimentos de forma sustentável e em quantidade que atenda a demanda de uma população crescente. A biotecnologia tem muito para colaborar nesse sentido. É importante mencionar também que o salmão, assim como qualquer outro transgênico, só foi liberado para o consumo após rigorosos testes de biossegurança, que comprovam sua segurança para os seres humanos e o meio ambiente”, afirma Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Em seu relatório, a FDA ressalta que não há diferenças biológicas significativas na composição nutricional do animal transgênico quando comparado a outros salmões criados em cativeiro.

Retirado de:

 http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Peixe/noticia/2015/11/eua-aprova-salmao-transgenico-para-consumo-humano.html

Por Redação Globo Rural

Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon