Mega Carpa, uma fórmula vencedora
Promoção é vista pelo mercado como uma das melhores oportunidades da temporada para se adquirir touros comprovadamente melhoradores e bezerros excepcionais para recria e engorda.
Por: Marcia Benevenuto
Em 2017, o remate tem data agendada para 3 de setembro e contará com transmissão pelo Canal Rural, organização da Central Leilões e Programa Leilões. Por ocasião, o criatório submeterá ao mercado 3 mil bezerros Carpa e 180 touros, produtos que demonstram a total integração entre o plantel seletivo e o comercial, conduzidos pelo anfitrião Eduardo Biagi e sua equipe. Os negócios acontecerão no recinto de leilões da Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças (MT).
Mantendo a filosofia de trabalho de “um olho na balança e outro na pista”, a seleção do Nelore Carpa começou em 1971, o que significa dizer que já são 12 gerações de animais da raça com registro definitivo. Ao longo desses 46 anos, a exigência se tornou cada vez maior sobre a performance dos ventres, o que proporcionou ao plantel formar dinastias de grandes mães, inclusive de touros.
O Nelore Carpa trabalha com avaliação genética por Diferenças Esperas de Progênie (DEPs) há mais de 20 anos, primeiro pelo Nelore Brasil, programa da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) e depois pelo Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ), realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Os touros têm exame andrológico positivo e seguem com todas as garantias de sanidade. Pela qualidade dos animais, em cada edição nova verificamos no leilão um alto índice de recompra por parte dos pecuaristas listados em nossa carteira de clientes”, explica o gerente de pecuária da Carpa Serrana, Luís Otávio Pereira Lima.
O Mega Carpa 2017 é oficial da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e será realizado com a chancela do Pró-Genética da ABCZ, programa que disponibiliza linhas de crédito rural com objetivo de estimular e facilitar o acesso de produtores à genética melhoradora.
Os 180 touros que vão a leilão já foram utilizados no rebanho da Carpa. “Essa é uma forma de comprovar o potencial dos animais melhoradores e com isso demonstramos a confiança que a Carpa tem na genética que produz. Nós gostamos de destacar e reforçar que boa parte dos bezerros de corte do leilão são filhos dos reprodutores vendidos na edição do ano anterior. Na desmama, aqui no Mato Grosso, a bezerrada registrou peso de até 250 quilos para as fêmeas e 280 quilos para os machos”, diz o gerente de pecuária da Cibrapa, Marcos Junqueira Cardoso.
Assista ao programa Pecuária em foco, especial sobre o leilão Mega Carpa no link: https://youtu.be/cRYBpJZWEVs