Apresentação de clones impressiona na Expoinel e impulsiona leilão especial

11/10/2016

Um dos remates que mais chamou atenção na Expoinel 2016 foi o que ofertou prenhezes de clones produzidos pela Geneal Genética Animal.

O evento, em sua segunda edição, contou com oferta de 11 lotes individuais de prenhezes de grandes doadoras clonadas pelo laboratório e  acasaladas com alguns dos principais reprodutores do ranking nacional da raça nelore.

O grande destaque durante a realização do remate foi para a apresentação ao vivo de diversos animais nascidos por transferência nuclear. Alguns que estavam sendo ofertados e outros que foram especialmente tirados da pista de julgamento para o desfile no lounge da Geneal. “O público que prestigiou o leilão teve a oportunidade de conferir bem de perto, e dentro de um volume representativo, a qualidade morfológica dos clones. O mercado dos clones já está consolidado e nós temos muitos argumentos para explicar as vantagens dessa modalidade de reprodução para os criadores. Além do propósito de preservar o banco genético de linhagens importante, há também o aspecto de avançar com o melhoramento genético porque as doadoras clonadas agora tem a chance de serem acasaladas com touros modernos que não existiam na época que elas foram campeãs, por exemplo”, explicou o leiloeiro rural João Antonio Gabriel.

A média do remate deste ano ficou em R$ 32.181,00, repetindo o destaque para a prenhez de Membeca TN TAJ com 1646 da MN, que resultará em uma irmã própria de Rani FIV da Java. O lote foi comercializado por R$ 52.800,00 de Aciole Castelo Branco para Elisabete Aparecida Dezembro.

O maior comprador da tarde foi a Agropecuária Vila dos Pinheiros e o maior vendedor a Agropecuária Taj Mahal.

Facebook icon
Twitter icon
LinkedIn icon
e-mail icon